Transformação pessoal e Autoconhecimento, base para o processo de melhoria continua nas organizações

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada ser humano é único. Não existe um ser humano idêntico a outro. Cada pessoa é como um mundo, onde cada mundo evolui de uma forma exclusivamente própria, é uma lei na natureza.

Sendo assim, como é e como deveríamos iniciar um processo de transformação pessoal, ou desenvolvimento de novas habilidades, que nos habilitem para implantar melhorias continuas nos processos operacionais, estratégicos e de gestão ?

Este assunto é abordado em nossas consultorias, treinamentos e palestras, de acordo com as necessidades dos clientes. Trata-se de uma vivência individual, onde cada um deve ser capaz de sair do seu mundo.

Na prática para existir um processo de transformação pessoal, é preciso que cada um enfrente seus próprios medos, somente depois é que devemos implantar um modelo de gestão, fazendo assim, eu garanto que vai funcionar.

Por exemplo, para ser uma autêntico Líder é preciso a Autoconsciência, o Autodomínio e o Controle emocional, dos quais fala a Inteligência emocional (IE) e a programação neuro linguística – PNL. Se precisar de ajuda Fale conosco, fazemos isto desde 1987

A primeira fase é identificar algo que você gostaria de mudarem você mesmo, algo que tem se repetido em tua vida e que te incomoda, que de alguma forma tem te prejudicado, inclusive tem prejudicado a pessoas que você ama, como por exemplo nas relações com pessoas da família, com amigos, no ambiente de trabalho, no âmbito amoro, etc.

Para melhorar ou corrigir algo, que faz parte de nossa personalidade, é preciso saber o que é exatamente. As vezes pode ser difícil identificá-lo, nesse caso pergunte para as pessoas que ama e confia, geralmente eles tem como ajudar.

Colocado desta forma parece fácil, mas na prática não é. Neste processo de transformação pessoal existem muitos obstáculos e enganos que nós mesmos produzimos e que nos impedem de avançar.

Existem crenças, valores e paradigmas que carregamos durante toda uma vida, dos quais geralmente não temos consciência que existem, e o pior é, que estes supostos são os que norteiam e limitam nossos sentimentos, pensamentos, ações e por consequência nossos resultados, aliás, você sabe onde nascem nossos pensamentos e como afetam nosso desempenho? – leia este artigo.

É por isso que Albert Einstein diz: “A maior prova de insanidade do ser humano é continuar fazendo as mesmas coisas dia após dia e querer resultados diferentes”. A nossa experiência tem nos confirmado que quase sempre precisamos de ajuda.

Ajuda em que sentido? Precisamos de ajuda para perceber e sentir o que não estamos vendo, e não conseguimos ver porque acreditamos na nossa própria historia, convivemos com ela todos os dias, ela faz parte da nossa vida.

Na realidade refletimos a nossa própria historia, ela nos proporciona bons momentos, mas também nos engana e para descobrir a verdade, vai ser necessário sair da nossa própria historia e nos observar de fora para dentro, ai que está o problema, poucas pessoas tem coragem de enfrentar essas verdades. . .

Este e outros assuntos similares  são abordados em nossas consultorias e treinamentos em gestão e desenvolvimento de pessoas. Venha, participe, Inscreva-se em nosso canal, assim você será avisado toda vez que sair um novo vídeo.

Clique aqui para ver o vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *