O que é Consultoria Empresarial e Como Funciona?

O que é Consultoria Empresarial e Como funciona?, é uma pergunta que temos recebido com certa frequência. É por isso que fazemos questão de responder aqui.

De uma forma geral, o Processo de uma Consultoria Empresarial está dividido em quatro etapas, que são:

  • Diagnóstico Organizacional ou Mapeamento dos processos – não inclui solução de problemas;
  • Elaboração da proposta junto com o Plano de Trabalho, baseado no Diagnóstico organizacional ou na realidade encontrada – tempo de duração aproximado 6 dias (etapas 1 e 2);
  • Execução do Plano de Trabalho Costumizado – o tempo varia de acordo com os projetos a serem executados, de 3 a 18 meses.
  • Acompanhamento ou Auditoria surpresa dos processos, que ajuda a corrigir e atualizar as melhorias realizadas na rotina diária da organização.

 

O Que é Consultoria Empresarial?

Consultor Especialista Em Gestão Empresarial - Federico Amory
Consultor Especialista Em Gestão Empresarial – Federico Amory

É um trabalho de análise, criação, implantação e alinhamento dos sistemas, das pessoas, dos processos e dos indicadores de desempenho de uma organização, para a correta e oportuna tomada de decisões.

Inclui o respectivo treinamento dos executores e tomadores de decisões no seu dia-a-dia de trabalho. Trata-se de um processo de melhorias planejadas e sistemáticas implantadas junto com o empresário.

Antes de realizar mudanças (melhorias no desempenho) em sua organização, sugerimos fazer um diagnóstico organizacional, a fim de identificar os processos críticos de sucesso.

são aqueles processos que precisam de uma intervenção imediata, sob pena de trazer sérios prejuízos para a empresa no curto /mediano prazo.

 

Como Funciona a Consultoria Empresarial?

Consultoria Organizacional ou Empresarial
Consultoria Organizacional ou Empresarial

1) Diagnóstico Organizacional

O Diagnóstico Organizacional é a etapa que antecede a todo trabalho de Consultoria Empresarial (ou organizacional).

Assim como um médico não deve receitar remédio para seu paciente, somente baseado nos sintomas relatados, o consultor não deve realizar mudanças (ou supostas melhorias), na organização, somente baseado nos sintomas mencionados pelo empresário / gestor.

É preciso realizar alguns exames, no caso das empresas, fazer alguns levantamentos, análises, procurar as raízes dos problemas, aprofundar no estudo da cultura organizacional que predomina – geralmente informal.

A fim de melhorar, gradativamente nos processos, nos sistemas de informação e controle, nas rotinas, nas estratégias, na estrutura organizacional e por fim, nos resultados da organização.

O diagnóstico é como uma radiografia computadorizada, onde é avaliada minuciosamente cada procedimento, cada área, cada processo, cada sistema de informação e controle e o desempenho de seus membros, incluindo os gestores /ou líderes; a fim de adequá-los de acordo com as necessidades da organização.

 

O Diagnóstico Organizacional é totalmente imparcial e realizado por consultor experiente, com mais de 30 anos de atuação, em mais de 100 empresas no Brasil e América latina. No diagnóstico organizacional vão aparecer todos os males, as deficiências, os acertos, os excessos, quem e o que não agrega valor ao produto / serviço, as “gordurinhas” no orçamento.

Avaliação da sistemática de custos e formação do preço de venda, dos controles e relatório financeiros e econômicos, os desperdícios, as não conformidades, em que grau a estrutura organizacional está adequada à realidade da empresa.

Como o nível de motivação e comprometimento dos funcionários e da diretoria, a satisfação dos clientes, o grau de utilização e de adequação do sistema informatizado, a adequação das políticas e estratégias em funcionamento, a avaliação do plano estratégico, das políticas de marketing e vendas e das pessoas ou recursos humanos.

No diagnóstico organizacional o empresário recebe também um análise técnico de quanto está perdendo internamente pelos erros cometidos, desperdícios, re-trabalhos, procedimentos em duplicidade ou que não existem.

Além de mostrar os profissionais não adequados à função que executam. Resumindo, o processo do diagnóstico organizacional é parecido com o diagnóstico do médico especialista, depois de ouvir suas macelas e confirmar com os exames e laudos técnicos e ainda observar diretamente sua hábitos diários e até suas crenças e valores; ele dá a sua receita.

Em outras palavras o diagnóstico quantifica o custo atual pela não qualidade, mostra as lacunas que estão impedindo a empresa de ter melhores resultados e crescer com segurança, ao mesmo tempo em que serve de base sólida para criar um Plano de trabalho customizado, feito sob medida, se o empresário assim o desejar.

Neste documento não é apontada nenhuma solução . . .  apenas são identificados os problemas que estão impedindo um melhor desempenho e até o seu crescimento, ou seja, mostra de quanto é o prejuízo e até quanto está deixando de ganhar.

 

Plano de trabalho customizado (sob medida)

Consultoria Organizacional ou Empresarial
Consultoria Organizacional ou Empresarial

Como resultado do diagnóstico organizacional, é elaborado um Plano de Trabalho customizado – feito sob medida e de acordo com as reais necessidades da empresa – nem mais nem menos, o qual deve ser solicitado pelo empresário.

Este Plano de trabalho é um relatório detalhado que corresponde à receita do médico, para corrigir as anomalias encontradas na organização, onde serão especificadas as soluções propostas pelo especialista, organizadas em projetos, facilmente identificados, incluindo o valor mensal e total do investimento.

Assim como o tempo de implantação estimado pelo consultor (inicio, meio e fim). Através deste cronograma de trabalho, o empresário pode acompanhar o passo-a-passo das mudanças e melhorias realizadas, durante a execução dos trabalhos.

 

Utilizamos os critérios do PNQ – Prêmio nacional da qualidade (www.fnq.org.br), amplamente testados e atualizados todo ano, como metodologia de avaliação e melhorias no desempenho das organizações.

Esta metodologia de intervenção varia de acordo com a situação encontrada e a necessidade da organização.

Nenhuma organização é igual a outra, mesmo que sejam do mesmo dono, mesmo segmento, etc.

 

Execução do Plano de Trabalho – Consultoria Organizacional

Consultor Especialista Em Gestão Empresarial - Federico Amory
Consultor Especialista Em Gestão Empresarial – Federico Amory

Realizar um trabalho de Consultoria Empresarial é como trocar o pneu de um carro em movimento. A empresa não pode parar para realizar melhorias, estas melhorias tem que ser criadas e executadas durante dia-a-dia da organização. É por este motivo que não é aconselhável que seja realizado por amadores (ou recém formados) – é preciso além de muito  conhecimento, muita prática e percepção em diversas situações, tipos e tamanhos de organizações.

 

A Consultoria Empresarial é um serviço de consultoria que atua em todas as áreas, processos e sistemas, em uma organização, criando e colocando para funcionar as bases de dados, os controles e relatórios gerenciais, para a tomada de decisões, alocando às pessoas de acordo com suas competências, assim como, desenvolvendo suas habilidades latentes.

Com o propósito de eliminar o que não agrega valor, além de corrigir e melhorar o desempenho de todas as partes envolvidas, diminuindo inclusive seus custos, melhorando assim a motivação das pessoas, o desempenho da diretoria, a participação no mercado e a rentabilidade do negócio.

Este trabalho prepara inclusive a organização para uma certificação da ISO 9000, para participar dos prêmios regionais e nacionais da qualidade, para a sucessão em Empresas familiares e principalmente para um crescimento auto-sustentável, com criatividade, inovação e ajustes periódicos.

Auditoria Surpresa dos Processos 

Consultor Especialista Em Gestão Empresarial - Federico Amory
Consultor Especialista Em Gestão Empresarial – Federico Amory

Nesta 4ª etapa é realizada uma visita surpresa (Auditoria) para avaliação, atualização e correção dos processos e mudanças implantadas.

Esta etapa não tem custo nenhum para o empresário, é uma garantia que a nossa empresa dá para seus clientes.
A etapa de diagnóstico organizacional não é obrigatória para executar uma melhoria nas organizações – é apenas uma sugestão.

Principalmente, no caso de uma Reestruturação organizacional, baseado em nossa experiência desde 1987.

Podemos atender uma necessidade específica da sua organização, como por exemplo:

Gestão e motivação de pessoas, Formação de equipes de trabalho, Gestão de projetos, Formação (e treinamento) de equipes de vendas, Formação de líderes, Coaching empresarial, Capacitação para sucessão em empresas familiares, Auditoria e gestão por processos, Balanced Scorecard – BSC, Implantação do Planejamento e Gestão Estratégica, Logística e Supply Chain Management – SCM, Planejamento e gestão financeira, Custos e Formação do preço de venda, Adequação de sistemas informatizados de acordo com suas reais necessidades, Due Diligence, etc.

 

Quer saber mais sobre a Consultoria Empresarial?

Entre em Contato Via Formulário

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que É: Consultoria Empresarial ou Consultoria Organizacional
Author Rating
51star1star1star1star1star